quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

QUADRO HUMANO DA ÁFRICA

QUADRO HUMANO DA ÁFRICA

 População

- A população da África é de mais de 930 milhões de habitantes, distribuídos em 54 países e representando cerca de um sétimo da população do mundo.
- As regiões que apresentam maiores densidades demográficas são aquelas que possuem solos férteis, como o vale fluvial e o delta dos rios Nilo e Níger, além da costa litorânea, lugar com boa incidência de chuvas.
- As regiões da África que apresentam baixa densidade demográfica compreendem as áreas desérticas.
- Atualmente, o continente tem passado por um intenso processo de urbanização, mesmo assim, são restritos os centros urbanos de grande porte, as maiores cidades são Cairo (Egito), Alexandria (Egito),; Lagos (Nigéria),  Casablanca (Marrocos), Kinshasa (República Democrática do Congo), Argel (Argélia), e Cidade do Cabo (África do Sul).

Grupos Étnicos

- Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasóides (brancos), principalmente berberes e árabes.
- Ao sul do Saara, predominam os povos negróides: bantos, sudaneses, bosquímanos, hotentotes, pigmeus, etc. – Constituem cerca de 70% da população africana.
            - Além do idioma implantado pelos colonizadores, falam-se mais de mil línguas e dialetos  diferentes.
- O cristianismo, a religião mais difundida, e o islamismo são as principais religiões. Cerca do 15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais.




Graves Problemas Sociais

- A África é, sem dúvida, o continente que apresenta os piores indicadores sociais do mundo.
- Os países africanos possuem as piores taxas de mortalidade (13,5%), além de apresentar elevada taxa de natalidade (35,2%) e o maior crescimento vegetativo do mundo (2,17%), mostrando que a qualidade de vida da população é decadente.
- A fome e a AIDS são problemas que atingem a África quase que na totalidade.
- Segundo dados da Organização das Nações Unidas, cerca de 150 milhões de africanos não ingerem a quantidade mínima de calorias diárias, e mais 23 milhões correm o risco de morrer de fome.
- Todos os problemas sociais identificados na África (miséria, fome, desemprego, guerras, dentre muitas outras) podem ser agravados, tendo em vista que se o crescimento vegetativo continuar no mesmo passo (cerca de 1,9% ao ano), em 2015 a população africana será de 1 bilhão de habitantes. Fato que irá desencadear um aumento pela procura de alimentos, aumentando a fome.



 

2 comentários: